domingo, 30 de outubro de 2011

Borboleta representa Toronto na festa de encerramento; veja atrações


Após 16 dias de competições, a chama pan-americana de Guadalajara está prestes a se apagar. A partir das 23h55 (de Brasília) deste domingo acontece a cerimônia de encerramento dos Jogos de 2011, com acompanhamento ao vivo do Terra diretamente do Estádio Omnilife. Na festa, da qual a principal atração será o portorriquenho Ricky Martin, uma borboleta simbolizará a passagem de bastão do México para o Canadá, que abrigará a edição 2015 do evento, em Toronto. Segundo informações do jornal El Sol de México, Mario Vázquez Raña, presidente da Organização Desportiva Pan-Americana (Odepa), encabeçará a cerimônia. Ao lado do presidente mexicano Felipe Calderón e de Emilio González Márquez, governador do Estado de Jalisco, ele passará a bandeira da entidade a Toronto. O presidente do Comitê Organizador do Pan de 2015, Ian Troop, e outras autoridades canadenses também estarão no local.

Para marcar a transferência da cidade-sede dos Jogos, Toronto preparou uma montagem relacionada à borboleta Monarca. Muito comuns na América do Norte, esses insetos, de asas laranjas com listras pretas e marcas brancas, fazem uma migração a cada mês de setembro, começam a viajar cerca de 4.500 km do Canadá ao México para fugir do rigoroso inverno do país localizado mais ao norte. Em abril, no início da primavera, eles retornam a seu local de origem, com uma passagem na Califórnia, nos Estados Unidos, onde depositam ovos que darão lugar a uma nova geração.

De olho na cerimônia, a cidade canadense organizou ainda uma apresentação de bailarinos, enquanto que o folclore mexicano mais uma vez se fará presente, com a tradição da música mariachi.

Além de Ricky Martin, que será o último cantor a se apresentar no Omnilife, estão programadas ainda as presenças do argentino Diego Torres e da mexicana Ely Guerra, que interpretará o hino nacional de seu país no início da festa. O jornal aponta que a lendária banda jamaicana de reggae The Wailers, que já foi liderada por Bob Marley, também fará um show, assim como o grupo mexicano de pop Camila e a cantora americana Colbie Caillat.

Nenhum comentário:

Postar um comentário