domingo, 24 de março de 2013

Fani volta a tomar antidepressivos e desabafa: estou desanimada


Longe do “BBB” desde domingo, Fani não vê a hora de voltar a ser a loura fatal e divertida que todo mundo conhece. Mas, para isso, precisa voltar a tomar seus remédios, os mesmos que lhe fizeram falta no confinamento.
 
“Os primeiros dias fora da casa foram bem agitados. Há dois, três dias que parei e tive tempo para mim. Foi quando eu vi que realmente não estou bem. Estou feliz, mas é uma felicidade racional. Estou desmotivada na verdade”, desabafa Fani, que completa: “As pessoas têm preconceito com depressão endógena e ansiedade. Acham que a gente tem que se curar sozinho. Mas é uma doença fisiológica. Meu corpo não fabrica serotonina sozinho!”.
 
Ontem, Fani, de 30 anos, se consultou com seu psiquiatra e retomou o tratamento com antidepressivos e ansiolíticos, interrompido após seis anos por causa do programa. Os resultados serão visíveis daqui cerca de dez dias.
 
“No ‘BBB 7’ me deixaram tomar. Não sei se por causa dos remédios ou porque era mais nova, vivendo aquela experiência como uma ‘Alice no País das Maravilhas’, mas eu saí de lá muito bem. Confusa por causa da fama, mas feliz e equilibrada. Desta vez não. Estou mal. Provavelmente pela falta dos remédios e também porque estou mais velha, mais íntima da realidade fora da casa”.
 
Tratamento desde os 24 anos
 
Os remédios para ansiedade e depressão fazem parte da vida de Fani desde que ela tinha 15 anos. Foram alguns tratamentos temporários, até que aos 24 ela começou a tomá-los diariamente. A suspensão foi no dia 8 de janeiro, dia da estreia do “BBB 13”.
“Tomei até o dia que entrei. Estava arrumando as malas no hotel quando falaram que eu não poderia levar. Na hora, cheguei a pensar em desistir. Mas resolvi meter a cara”.
 
Abstinência na casa: “Era como se nada tivesse graça”
 
Fani acabou sofrendo uma grave abstinência na casa. “É perigoso parar do nada como eu fiz. A abstinência é horrível! Na casa, eu suava a noite inteira, tinha tremedeiras, dores no corpo... Só queria dormir. Racionalmente eu sabia que tinha que aproveitar, ir para a piscina... Eu fazia, mas com muito esforço. Eu percebi que estava mal mesmo quando era dia de festa e eu pensava: ‘Ai, hoje tem festa de novo...’ Era como se nada tivesse graça. Cheguei a me consultar com a psicóloga do programa duas vezes, e ela me deu uns florais. Mas não adiantaram. Até que pensei: ‘Se eu ficar aqui pedindo toda hora para falar com ela, reclamando de depressão, vão me tirar daqui! Preciso me esforçar’ Muitas vezes, quem levantava meu ânimo era a Kamilla. Aquele jeito brincalhão e divertido dela me ajudava”.
Miguel: “Me fez muito bem”
Fani conta que Miguel também foi importante para levantar seu ânimo no confinamento. “Ele realmente me fez muito bem. Ele foi embora e eu consegui me manter. Mas era uma coisa racional na maior parte do tempo. Era uma coisa assim: ‘Eu tenho que ficar feliz!’. Até que eu saí do programa. E eu não esperava sair”.
Desde que foi eliminada, Fani ainda não foi em casa, no Recreio. Está direto na casa da tia, Rosária, em Nova Iguaçu. “Não gosto de ficar sozinha... Antes, por causa da loja (Fani Store, que ela tem na cidade da Baixada Fluminense) e também por mim, eu passava a semana na minha tia e ia para casa no fim de semana para pegar uma praia ou um cinema. Hoje, nem isso. Estou desmotivada. Quero estar cercada das pessoas que me amam”.
 
Faculdade de medicina em vista
Fani conhece bem os problemas que tem. Filha de uma mãe esquizofrênica, Adélia Mara, Fani sempre estudou assuntos do tipo. “A mente humana me encanta”.
Ano que vem, Fani quer entrar na faculdade de medicina para se especializar em psiquiatria. “Vai acontecer. Já estou me planejando para isso. Quando eu era garota, todo dinheiro que eu tinha, mesmo na época da faculdade de Direito (Fani se formou antes do “BBB 7”; antes de entrar naquela edição, estava estudando para prestar concurso para ser delegada de polícia), eu usava para comprar livros sobre psiquiatria. Deixava de comprar os de Direito para ler sobre o assunto. Eu não tenho dúvida de que vou ser boa nisso”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário