Fonte: Blog do Renato Jorge
Quinze dias após a tragédia que atingiu quatro pessoas, deixando uma gravemente ferida, o clima no Mercado de Itapuã é de insegurança e medo. O teto do estabelecimento foi escorado com pedaços de paus por técnicos da Prefeitura e os comerciantes tiveram de reabrir as portas com a condição de que uma reforma, por etapas e sem data para iniciar, será realizada.
A ideia não agradou muito os permissionários do espaço, mas o medo de perder a concessão dos box é maior e faz até com que eles deixem até de dar entrevistas. Uma funcionária decidiu falar, sem ser identificada. Ela conta sobre o momento do desabamento e chama de “cena de horror” a situação. “Ouvi o barulho e achei que um caminhão havia invadido o box, mas, quando cheguei, elas já estavam embaixo dos escombros com muito sangue. A menina estava quieta, achei que já estava morta”, refere-se a Alice Santos, 13 anos, internada em estado grave na UTI, após o acidente.
Dona Ana Maria Santos trabalha no local há 22 anos. Para ela, a diminuição do número de clientes é uma certeza. “Os que ainda vêm é porque são amigos. A sensação de insegurança é grande. O movimento diminuiu muito com a notícia”, ressaltou. Ela disse ainda que discorda de continuar no local. “O secretário da prefeitura (João Leão) veio até aqui e disse que daria um jeito pra gente voltar e continuar trabalhando. A gente veio porque não tem opção, mas o medo é grande”, explicou.
Frequentador do local há mais de sete anos, Alberto Fonseca lembrou que em 2008 foi feita uma reforma que mais parecia uma “maquiagem”. “Passaram uma mão de cal e colocaram uns plásticos para enfeitar. Os banheiros e as infiltrações continuaram como vocês podem ver aí”, diz o morador da Praia do Flamengo.
De acordo com o encarregado do setor de mercados da Sesp, José Carlos, a avaliações de técnicos da Codesal indicam que a queda de parte da laje foi provocada pela oxidação da ferragem que sustentava a estrutura. Por conta do desabamento, ocorrido no Box 8, os boxes 7 e 9 também foram interditados e lacrados com tapumes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário