quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

I N T E R N E T Censura no Twitter Nova ferramenta de censura pode apagar informações relevantes para a comunidade LGBT.


Dan Littauer diz que censura do Twitter vai esconder denúncias de maus tratos a LGBTs.Dan Littauer diz que censura do Twitter vai esconder denúncias de maus tratos a LGBTs.

O Twitter é uma importante ferramenta de divulgação de informações, principalmente para cidadãos comuns que vivem em países em que os direitos humanos não são respeitados. Mas agora, com o anúncio feito pela empresa neste último final de semana de janeiro, o microblogging pode perder a sua relevância social e transformar-se em uma ferramenta de censura.

Pelo menos é o que avaliam os usuários do site, residentes em países que não reconhecem homossexuais como cidadãos plenos. De acordo com o Twitter, “a introdução da nova política de censura é específica de cada país, e deverá respeitar os diferentes pontos de vista de cada nação sobre os limites da liberdade de expressão”.

Na prática, em locais onde os internautas costumavam postar denúncias de atentados contra gays, por exemplo, se solicitado pelo governo, todos os usuários que postarem mensagens com palavras como “homossexual”, “gay” e “agressão” poderão ter seus tweets substituídos por “Esse tweet do @nome de usuário foi bloqueado em: (país). Saiba mais”

Estamos muito preocupados com esta nova ferramenta. O Twitter tem um enorme impacto na divulgação de notícias, especialmente em matéria de Direitos Humanos, incluindo os direitos LGBT em todo o mundo e, em particular, no Oriente Médio e no Norte da África (MENA), alertou Dan Littauer, editor-executivo do "Gay Middle East" – um dos poucos e mais respeitados portais de notícias com foco no público gay do Oriente Médio.

O Twitter tem sido essencial, por exemplo, para ajudar os protestos na Primavera árabe. Se os tweets relacionados aos LGBT e os usuários forem censurados através de alguns ou de todos os países, a comunicação se tornará muito mais difícil. Estão abrindo um precedente muito perigoso, finalizou.

Em resposta às críticas motivadas pela decisão, o Twitter escreveu em seu blog que a nova ferramenta será positiva para os usuários.Até agora, a única atitude que poderíamos tomar era remover o tweet e torná-lo inacessível mundialmente. A partir de hoje, damos a nós mesmos a capacidade de bloquear o conteúdo em um determinado país, mantendo-o disponível no resto do mundo. Estamos criando uma maneira de comunicar de forma transparente aos usuários quando e porque o conteúdo foi bloqueado, explica o pos

Nenhum comentário:

Postar um comentário