sexta-feira, 2 de março de 2012

Prefeitura intensifica limpeza em Itapuã


Fonte: Correio do Brasil
Em antecipação ao período de chuva, que ocorre entre os meses de março ejunho, a Prefeitura de Salvador, através da Superintendência de Conservação eObras Públicas da Capital (Sucop), está fazendo a limpeza de rios e canais emdiversos pontos da cidade. As ações preventivas vão assegurar que os canaisestejam limpos e as redes pluviais desobstruídas, evitando os alagamentos queprejudicam a vida da população.
Já foi iniciada a limpeza dos canais de Jaguaribe, Narandiba (ao lado daConder) e do Jardim das Margaridas, em Itapuã. A intenção é proporcionar maiorvelocidade no escoamento das chuvas, aumentando assim a vazão dos canais.
Técnicos da Prefeitura realizam o levantamento dos demais canais dacidade, a fim de estruturar o cronograma de trabalho. “Devemos manter o mesmomodelo de trabalho do ano anterior, que deu um ótimo resultado. Mesmo com osgrandes índices pluviométricos, a cidade se comportou muito bem”, informouSósthenes Macedo, superintendente da Sucop.
Além de evitar alagamentos e amenizar os efeitos da chuva, a limpeza decanais também visa eliminar focos de insetos e roedores, que podem provocardoenças como dengue e leptospirose.
Serviços
Os demais serviços do órgão seguemininterruptos, em todos os pontos da capital, como é o caso da operaçãotapa-buraco e a manutenção da rede de microdrenagem (desobstrução de caixas desarjeta, caixas de passagem e galerias tubulares). Paralelamente aos trabalhos,o setor de Áreas Verdes intensifica as vistorias nas árvores da cidade,identificando possíveis problemas e executando a poda ou erradicação dovegetal. Todos os esforços da Prefeitura são no intuito de preparar a cidadepara as chuvas que todos os anos atingem Salvador.
Parceria
“O mais importante é conscientizara população para não jogar lixo nos canais, e entender que a conservação é umtrabalho conjunto entre a Prefeitura e a comunidade”, explica Benedito Leite,diretor de Manutenção e Conservação da Sucop. A retirada desses materiaisacarreta maior gasto de recursos, que poderiam ser utilizados em outrosserviços de melhoria para essas mesmas comunidades.
Durante a limpeza, são encontrados os mais diversos tipos de materiais,desde garrafas plásticas até fogões, pneus, camas e sofás. Pequenos gestos comonão jogar lixo na rua, assim como embalar corretamente o lixo doméstico ecolocá-lo apenas na hora em que o caminhão do lixo costuma passar pelo local,ajudam a evitar que o material seja arrastado pela água para as bocas de lobo,obstruindo a rede de drenagem.
Para entrar em contato com a Sucop, a população develigar para a Ouvidoria do órgão, através dos telefones 3172-4335 ou 3172-4362,ou comparecer pessoalmente à sede, localizada na Av. Presidente Costa e Silva,no Dique do Tororó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário