sábado, 3 de março de 2012

Itapuã recebe primeira etapa do projeto Passando Rodo nas Praias


JRS_6104
Fonte: Bocão News
Na manhã deste sábado (3), banhistas, biólogos e remadores estiveram presentes na primeira etapa do Projeto Passando o Rodo nas Praias, onde realizaram a remada ecológica no percurso da Praia de Stella Maris até o Farol de Itapuã, com o intuito de retirar o lixo existente no mar.
Orientados pela bióloga ambiental Carla Circenis, mais de 100 crianças do Projeto Araketu de Peito Aberto interagiram com o stand da Limpurb, onde aprenderam a fazer brinquedos e artesanato com garrafas pets.
Também presente no evento, biólogos do Projeto Tamar deram aulas de conscientização ambiental para as crianças e mostraram a importância de respeitar a vida marinha. “Temos que mostrar as crianças os danos que o lixo causa no mar”, esclareceu a bióloga Liliana Calmon.
Além de orientação e educação ambiental, as crianças garantiram a diversão com o teatro de bonecos de garrafas recicláveis, que apresentou o mundo encantado do fundo do mar. “As crianças adoram. É ótimo trazer o realismo para convencer e encantar”, afirmou a professora do grupo de teatro Ereoatá, Eliana Souza, conhecida como “formiguinha”.
Já os pequenos mais radicais puderam praticar o slacking (equilíbrio no elástico) e as aulas do mestre de jiu jitsu, Orville Neto. “Essa é uma ótima oportunidade, porque podemos mostrar para todos, em especial para as crianças, que a luta não tem nada de violento, e tirar de vez esses maus olhos”. Demonstrando a preocupação com o meio ambiente, o mestre concluiu: ”Nas minhas academias eu não uso o tatame tradicional, que é feito com resíduos de petróleo, eu uso pneus usados cobertos por lonas”, disse.   
Para a fundadora do Projeto Araketu, Vera Lacerda, relacionar educação, esporte e ecologia é a principal forma de orientar as crianças. “No projeto elas aprendem alguns esportes, mas é extremamente importante interligar os assuntos e passar para elas a importância de cuidar da natureza”, enfatizou.
Professor do projeto e campeão olímpico de natação na modalidade 50 m e 100m, o nadador Edvaldo Valério reforçou a orientação ambiental como base para as crianças. “Esse é o período que elas estão em formação, é a principal etapa da vida delas, temos que orientar e mostrar a importância de respeitar e cuidar do meio ambiente”.
Idealizador do projeto, o apresentador Zé Eduardo, contou como surgiu a ideia e confessou estar orgulhoso com os resultados colhidos durante os três anos de realização.
“Eu sempre tive a ideia de sair do padrão que eu faço, que é mostrar a realidade que vivemos, infelizmente violenta, então resolvi ir pro lado da criação, da educação”, desabafou. “Estamos no terceiro ano, e a cada ano cresce e cria corpo, e eu fico feliz com isso”, concluiu.
O projeto ainda acontece nos dias 10 e 17 de março, nas praias de Buraquinho e Arembepe, respectivamente. Todo o lixo recolhido será entregue à Limpurb, o não reciclável, e os recicláveis à cooperativas locais para a reciclagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário