quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Abertura oficial do Carnaval de Salvador acontece nesta quinta (16), às 17h30


Evento será na Praça Municipal, com a entrega simbólica da chave da cidade ao Rei Momo
É carnaval, Salvador! A cidade está pronta para receber todos os foliões e turistas para curtir a maior festa popular do mundo, que acontece a partir desta quinta-feira (16) e vai até o dia 21 de fevereiro. Este ano, a folia da capital fará homenagem ao centenário do escritor baiano Jorge Amado. A abertura oficial será nesta quinta-feira (16), às 17h30, na Praça Municipal (Thomé de Souza), onde o prefeito João Henrique entregará a chave da cidade ao Rei Momo, o agente comunitário Leandro França dos Santos, mais conhecido como Léo Boy.

A cerimônia será transmitida, simultaneamente, para os três circuitos – Dodô (Barra/Ondina), Osmar (Campo Grande/Praça Castro Alves) e Batatinha (Pelourinho) – e contará com apresentações do Bandão da Cidade e da banda A Mulherada. É esperada a participação de dois milhões de pessoas, sendo 500 mil turistas brasileiros e estrangeiros, nos seis dias do carnaval nos 25 km de avenidas, ruas e acessos. Além da pipoca, toda essa gente estará em 223 blocos e 48 camarotes para todos os gostos.

A cidade do carnaval preparou várias surpresas, como o fortalecimento do circuito Osmar (Campo Grande/Castro Alves) e o resgate de momentos históricos que sempre estiveram presentes em carnavais passados. Como disse Castro Alves, a praça é do povo. E, por este motivo, a Prefeitura de Salvador, através da Empresa Salvador Turismo (Saltur), organizou uma programação especial para a praça Castro Alves com grandes artistas, além de, pelo segundo ano consecutivo, o lendário encontro de trios, que desde 1999 não acontecia mais e voltou a ocorrer no ano passado. Foi montado um palco por onde passarão nada menos que Luiz Caldas, Magary Lord, Lazzo Matumbi, Filhos de Jorge, Carlinhos Brown, Cortejo Afro e Ilê Aiyê.

“Em 2011, começamos um movimento democrático de baixar as cordas a partir da banda Eva, que esperamos que seja seguido por todos os grandes artistas baianos. Este ano, não só abraçamos a ideia como fomos os articuladores para que outros cantores pudessem também realizar o sonho de proporcionar aos seus fãs seguir o trio sem cordas. Salvador é uma cidade conhecida por sua diversidade cultural, portanto não poderia ser diferente no carnaval”, explica o presidente da Saltur, Claudio Tinoco.

A programação do circuito Osmar (Campo Grande) também foi fortalecida para o folião pipoca, com projetos especiais que sairão sem cordas com grandes nomes do axé baiano. Na quinta-feira (16), o Chiclete com Banana desfila pelo circuito Osmar e se encontrará, na Castro Alves, com a banda Oito7Nove4. No domingo (19), é a vez de Carlinhos Brown e Timbalada e, na segunda-feira (20), Tuca Fernandes, que está em um momento novo, com carreira solo. Já na terça-feira (21), Saulo Fernandes, com a banda Eva, novamente sai sem cordas e fará o lendário encontro na praça Castro Alves com Moraes Moreira.

Folião pipoca para a criançada

Os foliões pipocas mirins também contarão com trio sem cordas. Com muita animação, o bloco Happy – comandado por Tio Paulinho – receberá as crianças para um divertido baile de carnaval ao ar livre, puxado pela cantora Marielle, no circuito Dodô (Barra/Ondina), fazendo o percurso Ondina-Barra (contrafluxo), na sexta-feira (17), a partir das 10h.

Projetos especiais no circuito Dodô

Assim como no Osmar, o circuito da Barra/Ondina também contará com projetos especiais, sem cordas. Na quinta e sexta-feira, Eu Amo Salvador, com a banda A Zorra; na sexta e domingo, Moraes Moreira; na sexta e segunda-feira, Carlinhos Brown, com o Camarote Andante; no sábado, Magary Lord; e na segunda e terça, Margareth Menezes, com Afropop. Também desfilarão alguns trios independentes, como o de Daniela Mercury e o trio de Armandinho, Dodô e Osmar. Além disso, os foliões pipocas poderão curtir alguns blocos que sairão com seus trios, mas sem cordas e abadás, como por exemplo o É Massa, que sairá com Saiddy Bamba na quinta-feira.

Carnaval nos bairros e nas ilhas

Além dos três circuitos tradicionais, a Saltur também faz o carnaval nos sete bairros mais populosos de Salvador. Serão 120 atrações, com estilos variados, em Pau da Lima, Periperi, Cajazeiras, Plataforma, Itapuã e Liberdade; além do palco do rock, em Piatã, que funcionará de sábado a terça-feira. As ilhas de Maré, Paramana e Bom Jesus dos Passos também contarão com cerca de 20 atrações, com blocos de travestidos e bandas locais.

Circuito Batatinha

A Saltur também preparou uma programação especial para o circuito Batatinha. Foi montado um espaço infantil na Praça das Artes, no Pelourinho, que funciona de sábado a terça-feira, com atrações infantis, como Carla Perez, Tio Paulinho e Gatos Multicores. Também há a opção do Palco das Orquestras, de domingo a terça-feira, na Praça Municipal. No mesmo local, terá o palco do samba, na sexta-feira e no sábado.
Assessoria de Imprensa/SALTUR

Nenhum comentário:

Postar um comentário